PRIMEIROS SABERES

Comunicação

Prostock-studio

Literatura

A literatura é arte de contar histórias utilizando palavras. Por meio dela se imagina o que aconteceu e o que pode acontecer, é uma forma de se distrair, de encantar e de refletir. Há muitos modos de se contar uma história, seja por meio de fábulas, contos, mitos, contos de fadas, lendas, parlendas, trava-línguas, adivinhas, romances, poesias.

Os livros não têm idade, apesar de que alguns são indicados de acordo com a faixa etária. No caso dos bebês, que ainda estão desenvolvendo a visão, os livros com cores, contrastes, livros de pano e com sons são os mais indicados.

Conforme se vai crescendo, a literatura infantojuvenil passa ser importante no desenvolvimento, pois além de contribuir com a alfabetização, auxilia a entender as emoções, a partilhar sentimentos e estimula a criatividade e a imaginação. A partir disso. vai se tendo mais gostos definidos, preferências, inclusive em relação a determinadas histórias e gêneros literários.

Com a tecnologia fazendo parte do cotidiano, os livros digitais são também uma possibilidade de entrar no universo literário, possibilitando uma leitura com recursos mais interativos, como vídeos, animações, entre outros.

Ler um livro pode ser uma experiência emocionante. Sem sair do lugar, é possível viajar por lugares exóticos, viver aventuras e conhecer novas pessoas.

Quando se conta uma história, o leitor ou ouvinte imagina como seriam os personagens e como os fatos acontecem. Cada pessoa imagina do seu jeito. É como se ela entrasse na história e a história entrasse nela.

Nas histórias existem muitos personagens e vive-se com eles aventuras muito diferentes. E todas as histórias se parecem em uma coisa: Elas têm um começo, um meio e um fim.

A literatura está cheia de heróis e vilões, príncipes, princesas, mas também de personagens indecisos entre um lado e outro. Os heróis costumam ser os personagens que dão um jeito nas coisas erradas, normalmente feitas pelos vilões. Mas às vezes os maus não são tão maus; e os bons não são tão bons. Em algumas histórias os vilões são até mais legais que os heróis.

Dragões, múmias, ogros e trolls, bruxas: em muitas histórias são os vilões que botam medo em todos.

Eisfrei / Shutterstock

As bruxas por exemplo, são personagens misteriosas e com poderes mágicos. Muitas vezes são representadas com chapéu pontudo e uma verruga no nariz. Costumam voar em uma vassoura e fazer poções mágicas. Os Irmãos Grimm foram os autores que publicaram as histórias das bruxas mais famosas dos contos de fadas vindos da Europa: quem não se lembra da temida bruxa da Branca de Neve e os sete anões? Ou da bruxa cruel de João e Maria? Ou que botava medo em Rapunzel?

No Brasil, temos até a Cuca, que faz parte do Sítio do Pica-Pau Amarelo, obra de Monteiro Lobato. Ela é uma senhora com rosto de jacaré e dedos de gavião, que assusta as crianças que não querem dormir.

Mas nem todas as personagens de bruxas são más assim. Isso depende da moral da história que o autor quer transmitir. Tem bruxas que ajudam os personagens com suas poções e conhecimentos da natureza e do universo.

Os contos, contos de fadas e lendas são histórias fantásticas para todas as idades. Elas são criadas e transmitidas através de gerações, pelos quatro cantos do mundo, combinando imaginários muito diversos.

Curupira e Saci Pererê, personagens famosos do folclore brasileiro. nathapesce / Shutterstock

Lá da Europa, com os Irmãos Grimm e da tradição daquela região, vieram os contos da “Chapeuzinho Vermelho”, do “Os três porquinhos”, do “Pinóquio”, da “Rapunzel”, entre outros.

Mas o Brasil também é rico em contos e lendas, influenciados pela mistura da nossa origem. A quantidade de histórias é tanta que cada região tem suas lendas específicas. Algumas das mais famosas são: Boitatá, Curupira, Iara, Lobisomem, Saci Pererê, Gralha Azul, e por aí vai.

A África também é um continente repleto de lendas, histórias e contos. Como brasileiros, herdamos diversas coisas da cultura africana. Junto com a chegada deles, vieram os ritmos musicais, as comidas típicas, os hábitos e também suas lendas e seus contos. São narrativas sobre animais misteriosos, lendas da floresta, guerreiros valentes. A lenda da “A raposa e o camelo”, “A girafa e o rinoceronte” são algumas delas. Tem até uma sobre os tambores africanos!

Isso sem falar nas lendas indígenas brasileiras, repletas de histórias que tratam da natureza e do nascimento do mundo, da origem das coisas, repletas de magia e aventuras. “O nascimento do mundo”, “A dança do arco-íris” e o “Céu ameaça a terra” são alguns desses contos.

Histórias citadas no texto: