A importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil
Equipe Descobrincar em Rede
Muitos adultos sabem intuitivamente que brincar é importante para as crianças, mas, apesar de seus muitos benefícios, nem sempre associam brincar com a aprendizagem.
Para a maioria das pessoas, o aprendizado ocorre apenas através da aquisição de habilidades específicas, como memorizar o alfabeto, contar, ler, escrever, etc., excluindo o brincar como uma diversão que também envolve uma aprendizagem real e significativa.
Entretanto, segundo pesquisadores e estudiosos das áreas de Educação e Saúde, brincar é aprender. As crianças aprendem brincando e já nascem com a necessidade de brincar, mas cabe ao adulto e demais membros da sociedade inserir a criança em contextos lúdicos e estimulá-la a brincar.
Por isso, a importância do brincar na primeira infância não deve ser subestimada porque a ludicidade é essencial para o crescimento e desenvolvimento, além de ser um direito considerado primário e garantido por lei e protegido por em marcos legais (nacionais e internacionais) de proteção à infância.
Selecionamos 10 benefícios da brincadeira ao desenvolvimento infantil para você ficar por dentro tema:
1. ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
Brincar ajuda a estimular o desenvolvimento do cérebro de várias maneiras, incluindo o fornecimento de experiências de vida cruciais para definir as bases para o desenvolvimento cerebral.
O cérebro da criança é rico em número de neurônios, mas eles ainda não estão com as suas conexões em pleno funcionamento (as chamadas sinapses). Para que a rede de sinapses seja ativada é necessário que a criança receba estímulos externos, que inclui o vínculo afetivo com o outro e, a partir de então, redes de sinapses são ativadas levando o cérebro a criar caminhos, que são respostas aos estímulos recebidos. A superprodução de sinapses permite que as informações capturadas desde os primeiros anos construam uma base para o cérebro. Um ambiente rico em brincadeiras, estímulos sensoriais, materiais lúdicos e relações saudáveis com o adulto cuidador fornecem as experiências de vida de boa qualidade e são perfeitas para construir essa base. Se essas experiências estiverem ausentes, as sinapses relacionadas serão perdidas. A rede de sinapses é essencial para o desenvolvimento de todas as habilidades do ser humano.
Assim, neurocientistas descobriram que propiciar um ambiente lúdico para a criança, com estímulos positivos onde ela possa fazer descobertas por meio de brinquedos, jogos e brincadeiras e manter um bom vínculo afetivo com o adulto cuidador pode alterar a química e a fisiologia cerebral. A área do cérebro associada à maior capacidade de processamento cognitivo (o córtex cerebral) pode se beneficiar de enriquecimento ambiental e assim, afetar outras partes do cérebro.
2. CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL
Por meio da brincadeira as crianças exercitam o convívio com o outro, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que serão utilizadas durante toda a vida. Brincadeiras e jogos propiciam o autoconhecimento, a compreensão da individualidade, a capacidade de superar desafios e dificuldades, desenvolve a capacidade de lidar com o outro aprendendo a empatia e o respeito.
3. INCENTIVA A IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE
Talvez o benefício mais óbvio do brincar seja estimular a criatividade da criança.
A criatividade está ligada ao pensamento divergente, que explora muitas soluções possíveis e normalmente gera ideias criativas.
Pesquisas apontam que a brincadeira livre e desestruturada incentiva a criança a explorar e projetar seus próprios brinquedos e jogos. Logo, brincar de faz de conta exige que a criança imagine cenários para depois construi-los. A liberdade desse tipo de experiência no brincar contribui ativamente para o desenvolvimento da criatividade.
4. DESENVOLVE A LINGUAGEM
A ligação entre a brincadeira e as habilidades de comunicação é apontada em diversas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento infantil.
Ao brincar a criança desenvolve formas de interação com o outro, sendo a fala uma delas.
A comunicação é essencial para a brincadeira em grupo, assim a criança exercita papéis sociais nas brincadeiras de faz de conta, preferências e compartilha descobertas.
5. PROMOVE A AUTONOMIA
Durante o brincar a criança faz escolhas, toma decisões do que fazer com o brinquedo, explora, exercita seu protagonismo e sua autonomia com relação às escolhas e movimentos.
6. CONTRIBUI PARA O AUTOCONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Por meio da brincadeira a criança exercita o conhecimento de si mesma, de suas preferências e gostos e aprende a enxergar o outro com suas características e particularidades. Brincar também oferece oportunidades para as crianças aprenderem a interagir socialmente. Enquanto brincam juntas, elas aprendem a cooperar, seguir regras, desenvolver autocontrole e geralmente se dar bem com outras pessoas.
Crianças que brincam mais também tendem a desenvolver mais empatia, outro elemento essencial para o avanço das habilidades sociais. Essas crianças ao crescerem tendem a compreender melhor os sentimentos e crenças das outras pessoas.
7. ENSINA A LIDAR COM AS EMOÇÕES
Os jogos são brincadeiras, em especial, onde a criança aprende a partilhar, a expressar a afetividade, a noção de regras e exercita o ganhar e perder, assim aprende a lidar com frustrações e com o outro.
A brincadeira também ajuda a criança a desenvolver a capacidade de resolver problemas. Ao representar os problemas da vida brincando de faz de conta, a criança exercita formas de lidar com as dificuldades e tristezas.
A brincadeira também oferece uma oportunidade segura para as crianças ensaiarem habilidades e futuros papéis sociais. Ao experimentarem vários papéis, elas aprendem a assumir diferentes perspectivas.
8. DESENVOLVE A CULTURA LÚDICA
A cultura lúdica é um conhecimento próprio de crianças que brincam. Nela as crianças aprendem diferentes formas de se explorar uma brincadeira, diferentes regras para uma mesma proposta de jogo e suas variações. E cada grupo de crianças desenvolve regras próprias para as brincadeiras. A cultura lúdica é importante para que a criança tenha repertório para interagir com outros pares. Assim, aprende novos jeitos de brincar, liderar, ser flexível e dialogar com o outro.
9. MELHORA SAÚDE FÍSICA E MENTAL
Já sabemos que o brincar promove a regulação da emoção, o que é vital para a resiliência e a saúde mental de uma criança. Brincadeiras que envolvem atividades físicas promovem o desenvolvimento de habilidades motoras, força e resistência, o que beneficia a saúde física.
10. FORTALECE O RELACIONAMENTO COM O OUTRO
Adultos que brincam com crianças desenvolvem um vínculo mais forte com elas. Essas interações fornecem experiências de vida positivas que estimulam o desenvolvimento do cérebro das crianças.
É importante que propiciemos espaços e tempo para a criança brincar. De preferência brinquedos que possam estimular a brincadeira do faz de conta. Assim, estaremos garantindo o crescimento saudável e integram para as nossas crianças.
BIBLIOGRAFIA
FORTUNA, Tânia Ramos. O brincar na Educação Infantil. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre. Ano 1, n. 3, dez/2003-mar/2004.
FRIEDMAN, A. Brincar é reencantar a infância. Semana Mundial do Brincar: Guia 2016. Aliança Pela Infância.